Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Manoel de Barros - Poesia animada



Estava pensando em fazer outras postagens antes dessa, mas como tudo na vida é suscetível a mudanças, resolvi postar e compartilhar logo essa animação, que tanto admiro. Além, é claro, de ser um tema que mistura as áreas principais aqui do blog: literatura e animação.

Antes de mais nada, descobri Manoel de Barros, poeta reconhecido por sua simplicidade – com as palavras e com a vida – em meados do ano passado, na ótima série de documentários "Paixão pela Palavra", exibida pelo Canal Futura. Na ocasião, cheguei a gravar quase todos os episódios e me surpreendi com cada minuto assistido. Coincidentemente, isso se deu na época em que comecei a me interessar mais por poesia.

Manoel de Barros nos mostra o quão simples é esta arte, e o quanto precisamos dela para melhor entender o mundo em que vivemos, para simplificar o que muitas vezes nós mesmos complicamos. Após assistir a esses programas, comecei a pesquisar mais sobre o poeta e acabei chegando ao twitter que o homenageia, que passei a seguir de imediato, e de onde, além das citações do mestre, se vê conteúdo referente a ele, como documentários, entrevistas e até animações, como esta que destaco aqui. Trata-se de um curta da exposição "Arte para Crianças". Sem mais, vamos assistir:



Não canso de ver! É um trabalho belíssimo, tocante, em todos os aspectos. A simplicidade dos traços, a narração precisa e contundente, a trilha sonora no ritmo certo. Tudo casa maravilhosamente bem com a pureza e inocência da poesia de Manoel de Barros, que transborda metáforas e sensações, que nos faz enxergar a complexidade da simplicidade. Brincar com palavras, de maneira inventiva, criativa, livre. Isso é o que toda criança devia ser ensinada a fazer, pois assim se pode fazer de tudo.

Como diz Manoel de Barros, poesia é voar fora de casa.

6 comentários:

  1. hauhua. Muito bom!!. O vídeo realmente descansa a mente :)

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda, rapaz!
    Muito obrigada por me apresentar Manoel de Barros!
    Tanta delicadeza, sensibilidade e simplicidade juntas só poderiam ter como resultado algo tão belo quanto a sua poesia.

    A animação está à altura de sua inspiração: igualmente comovente. Dá pra sentir o cheirinho de infância ao assisti-la. Sensação boa demais... ^^

    Manoel de Barros fez-me lembrar de Rubem Braga, conheces? Cronista de incrível delicadeza que transcreve o simples de forma sublime!

    Parabéns pela postagem! [Já virei fã daqui! =]
    E obrigada mais uma vez pelo presente em forma de letras, nostalgia e emoções que são os versos de Manoel!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Opa Raquel, sim, claro que conheço Rubem Braga, um dos três Rubens da literatura (junto com o Fonseca e o Alves!). Com certeza, ele é um dos melhores cronistas brasileiros, e tem mesmo semelhanças com a pura poesia de Manoel de Barros. Curioso é que Braga só publicou 1 romance, sendo amplamente conhecido mesmo por suas crônicas!

    Eu que agradeço seu comentário, e apareça sempre, é um prazer!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Manoel de Barros - Poesia animada Denis Akel (Fortaleza, Ceará, Brazil)

    https://twitter.com/#!/Silvestre_OSF/status/197779612313456641

    Vamos publicar no @Poeta_ManoeldB

    ResponderExcluir
  5. Olá, Denis. Gostaria de saber se há como você me disponibilizar o documentário "Paixão pela palavra", exibido no Canal Futura. Já procurei em tudo quanto é lugar mas não acho.

    Sou uma grande fã do Manoel, e tô querendo saber um pouco mais sobre ele.

    Agradecida desde já!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Andressa, desculpe a demora em responder. Bom, como eu disse, não tenho a série completa, mas se não me engano três das quatro partes. Deixe seu e-mail para falarmos melhor, ok? :)

    ResponderExcluir