Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



domingo, 3 de junho de 2012

50 Frases


Ilustração: Diego Akel


Quem apareceu por aqui ao menos duas vezes em algum intervalo de tempo, e teve alguma atenção, certamente já percebeu as alterações que costumo fazer nas frases e sentenças do topo do blog. Geralmente, troco as citações a cada nova postagem. A ideia desse sisteminha (que começou algum tempo depois que criei o blog) veio quando vi que seria interessante dar um 'bem-vindo' a quem entrasse, de maneira sutil, e percebi que através desses aforismas seria possível fazer isso, já transmitindo uma reflexão, um breve momento de recolhimento, ou até mesmo um questionamento.

E por nesta postagem completar-se a 50ª frase, resolvi fazer um apanhado geral delas, postando-as novamente, dessa vez todas juntas. Desde que comecei a colocá-las aqui, atreladas a cada nova postagem, já tinha a ideia de reuni-las em um post futuro, uma vez que todas têm uma importância especial para mim. Não as escolhi a esmo, apenas para enfeitar ou chamar a atenção; vieram de leituras, de recomendações, de momentos que se encaixavam de alguma forma no meu estado no tempo em questão.

Tal como uma música ou filme, para mim rever essas frases (principalmente as primeiras) me remota quase instantaneamente para períodos bastante específicos. É incrível como nossas vivências podem ser afetadas ou marcadas por esse tipo de coisa. Influenciamos e somos influenciados a todo instante, muitas vezes sem nos darmos conta disso. Quis, nesse post, novamente dar movimento a essas frases, para que possam de repente fazer a diferença, ou apenas gerar alguma reflexão, como fizeram para mim. Enfim, uma salada que mistura escritores, filósofos e intelectuais com os quais acabei 'cruzando' de alguma maneira ao longo desses quase 2 anos.

Aconteceu ainda uma coisa engraçada. Ao vê-las todas aqui reunidas, percebi que há um choque bem distinto entre várias, um confrontamento de ideias, uma certa incerteza de opiniões, mas ao mesmo tempo um debate claro sob pontos de vista bastante específicos. Sutilezas que seriam bem difíceis de notar ao lidar apenas de uma em uma, como eu vinha fazendo até então.

Claro que essas frases representam visões, prismas, particulares de seus autores, portanto discordar é perfeitamente natural, mas outras vezes deixar-se levar pela sua mensagem e, quem sabe, surpreender-se, também é igualmente interessante.

Bom, sem mais delongas, aí vão elas:



1. "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"Antoine de Saint-Exupéry, escritor e piloto francês.

2. "Para tornar a realidade suportável, todos temos de cultivar em nós certas pequenas loucuras"Marcel Proust, escritor francês.

3. "Você consegue saber se um homem é inteligente pelas suas respostas. Você consegue saber se um homem é sábio pelas suas perguntas."– Nagib Mahfuz, escritor egípcio.

4. "Tudo tem uma moral se você conseguir simplesmente notar"Lewis Carroll, escritor e matemático britânico

5. "O mundo está cheio de coisas óbvias, que ninguém, em momento algum, observa!" – Arthur Conan Doyle, escritor e médico britânico

6. "Escrever é gravar reações psíquicas. O escritor funciona qual antena – e disso vem o valor da literatura. Por meio dela, fixam-se aspectos da alma dum povo, ou pelo menos instantes da vida desse povo." – Monteiro Lobato, escritor brasileiro.

7. "Todos os erros humanos são fruto da impaciência, uma interrupção prematura de um trabalho metódico." – Franz Kafka, escritor tcheco.

8. "Ler é mais importante do que estudar"Ziraldo, cartunista e escritor brasileiro.

9.  "Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência"Arthur Schopenhauer, filósofo alemão.

10. "Onde não estamos é que estamos bem. Já  não estamos no passado, e então ele parece-nos belíssimo"Anton Tchekhov, escritor, médico e dramaturgo russo.


11. "A consciência é o último ramo da alma que floresce; só dá frutos tardios"Joaquim Nabuco, diplomata, historiador e jornalista brasileiro.

12. "Quem jamais fracassou em algo, não pode alcançar a grandeza"Hermann Melville, escritor e ensaísta americano.

13. "A humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que o seja"
Miguel de Cervantes, romancista e dramaturgo castelhano.

14. "Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo novo sobre ele"Fiódor Dostoiévski, escritor russo.

15. "Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção" – Aintoine de Saint-Exupéry, escritor francês.

16. "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las"Voltaire, filósofo francês

17. "Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos"Euclides da Cunha, escritor brasileiro.

18. "Ler sem refletir é como comer sem digerir"Max Weber, jurista e economista alemão.

19. "O Brasil não tem povo, tem público"Lima Barreto, escritor brasileiro.

20. "Para se escrever um romance é preciso ter paciência, muita paciência"Moacir C. Lopes, escritor brasileiro.

21. "Ler não nos obriga em nenhuma medida a compreender" – Jacques Lacan, psicanalista francês.

22. "A gente nunca pode desistir de encontrar sentido no aparente absurdo de nossa existência" –
Moacyr Scliar, escritor brasileiro.

23. "Há coisas que se publicam em jornal que ficariam melhor em livro. São textos enfadonhos. E há coisas que se publicam que são tão supérfluas, mesquinhas, do ponto de vista de ideias" – Benedito Nunes, filósofo brasileiro.

24. "A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos" – Honoré de Balzac, escritor francês.

25. "Tente ser melhor do que você mesmo" – William Faulkner, escritor americano.

26. "Todo o passado não passa do começo de um começo – e tudo o que a mente humana absorveu não passa de um sonho antes do despertar"H.G. Wells, escritor britânico.

27. "Não quero saber como as coisas se comportam. Quero inventar comportamento para as coisas" – 
Manoel de Barros, poeta brasileiro.

28. "O que é a felicidade senão a mera harmonia entre um homem e a vida que ele leva?" – Albert Camus, escritor francês.

29. "Conheço apenas uma liberdade: a liberdade da mente" – Antoine de Saint-Exupéry, escritor e piloto francês.

30. "Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro" – Groucho Marx, ator e comediante americano.

31. "Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão: toda a gente está convencida de que a tem de sobra" – René Descartes, filósofo e matemático francês.

32. "Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons" – Sigmund Freud, psicanalista austríaco.

33. "As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam ideias" – Goethe, escritor alemão.

34. "O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar" – Fernando Pessoa, escritor e poeta português.

35. "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede" – Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro.

36. "A constância é contrária à natureza, contrária à vida. As únicas pessoas completamente constantes são os mortos" – Aldous Huxley, escritor inglês.

37. "Não é o medo da loucura que nos vai obrigar a hastear a meio-pau a bandeira da imaginação" – André Breton, escritor francês.

38. "A infância é um paraíso do qual somos expulsos pela idade" – Jean-Paul Sartre, filósofo francês.

39. "O livro é o amigo da solidão, ele aumenta o individualismo liberador. Na leitura solitária, o homem que procura a si mesmo tem alguma oportunidade de se encontrar" – Georges Duhamel, escritor francês.

40. "É fácil se livrar das responsabilidades. Difícil é escapar das consequências por ter se livrado delas" – Graciliano Ramos, escritor brasileiro

41. "Escolhe cedo um ideal que possa perdurar por toda a tua vida" – Denis Diderot, filósofo francês.


42. "O meio de combater uma ideia é lançar ao seu encontro uma ideia melhor. (...) Nunca no mundo uma bala matou uma ideia" – Somerset Maugham, escritor britânico.


43. "Aquele que não pode perdoar destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar" – George Herbert, poeta anglo-galês.


44. "Uma vida longa pode não ser boa o suficiente, mas uma vida boa é longa o suficiente" – Benjamin Franklin, diplomata e cientista americano.


45. "Se não gosta de alguma coisa, mude-a. Se não puder mudá-la, mude sua atitude. Não reclame" – Maya Angelou, poeta americana.


46. "Uma conversa é um diálogo, não um monólogo. É por isso que há tão poucas conversas boas: devido à escassez, dois falantes inteligentes raramente se encontram " – Truman Capote, escritor americano.


47. "Quando encontro alguém, não me importo se é branco, preto, judeu ou muçulmano. Só sei que é um ser humano" – Walt Whitman, poeta norte-americano.


48. "Claro, não se pode evitar o nascimento nem a morte. Mas não dá pra melhorar um pouco o intervalo?" – Millôr Fernandes, intelectual brasileiro.


49. "Necessito, logo imagino"  Carlos Fuentes, escritor e diplomata mexicano.


50. "Por cada cem homens capazes de suportar a adversidade, há apenas um capaz de suportar a prosperidade"Thomas Carlyle, escritor e historiador escocês.


2 comentários: