Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



terça-feira, 21 de agosto de 2012

3 anos de blog!


Ilustração: Denis Akel

Quase não acreditei quando percebi que já havia passado metade do mês de agosto! É incrível como nesses tempos de hoje os dias parecem não durar, bem diferente do que me lembro de uns dez anos atrás. Talvez isso se deva ao exagero de atividades que agora se tem à disposição, dessa rotina corrida que todos, invariavelmente, acabamos por ter. Assim, nunca ficamos sem ter o que fazer, e quando ficamos, ficamos também chateados por não estar 'fazendo alguma coisa'! Claro, esse tema renderia bem mais que isso, mas por enquanto esse não é meu foco :)

O Diálogos Visuais completou 3 anos agora em agosto. É sempre uma data bacana de lembrar, pois um aniversário sempre nos faz olhar de alguma maneira o passado para tentar imaginar como será o futuro. Ao longo desses anos, tentei fazer deste espaço um acervo onde pudesse reunir conteúdos que tinha imaginado desde que tive a ideia de criá-lo, tais como cinema de animação, literatura e artes em geral.

Ultimamente, tenho postado em ritmo menor, mas ainda constante. É sempre um prazer construir um texto para cá, falando de algum livro, evento, filme, de meus trabalhos em conjunto com meu irmão, ou mesmo fatos soltos, sem aparentemente nenhum grande ícone por trás, mas com um pouquinho da essência que me mudou na hora em que o experimentei, como foi o caso do teclado musical ou do diário gráfico.

Enfim, blogs são, sobretudo, grandes registros, principalmente para seus próprios donos, que têm neles quase uma retrospectiva de sua vida. Por essa razão, não pude deixar de fazer algo que já vinha fazendo nessa época nos anos anteriores, ao escolher algumas das principais postagens (feitas ao longo desse último ano) e jogá-las novamente em destaque, no topo dos degraus. Aí vão (cada título é um link para elas, exceto nas em que há mais de uma parte, onde o "parte 1 e parte 2" são os links):

-  Livro: De Gênio e Louco todo mundo tem um pouco (postado em 1º de setembro de 2011)
Não conhecia ainda nada da obra de Augusto Cury. Certa vez, me deixei levar por suas páginas, e me surpreendi com o ar cativante de seus personagens, que refletem, ao mesmo tempo, o melhor e pior das pessoas, ou seja, como elas realmente são. No post, um breve panorama desta história, com fotos do livro.

- Referência: 8-bit trip  (postado em 11 de setembro de 2011)
Um belo curta metragem em stop-motion, que usa peças de LEGO como elemento criativo, recriando famosos e clássicos videogames como Pacman e Pong . Um trabalho extremamente bem produzido por uma dupla de suecos loucos!

Pizza de Liquidificador (Postado em 18 de setembro de 2011)
Conto aqui como comecei a me interessar por culinária, através de um livrinho.Ainda, as sensações de se fazer a primeira receita, o prazer de ter um prato feito por nós mesmos, entre outras coisas.  Esta postagem, em especial, foi escolhida pela equipe do Anonymus Gourmet, para ser veiculada junto ao site da RBS TV, emissora afiliada à Globo, bem como ao blog do próprio Anonymus: Rede Globo/RBS TV e Blog do Anonymus.

Teatro e dança: As Três Irmãs  (postado em 26 de setembro de 2011)
Clássico absoluto de Tchékhov, um dos espetáculos mais apresentados do mundo cênico. A Paralelo Cia de Dança adaptou-o a uma coreografia bastante característica, com grande suavidade e leveza. Comento sobre a peça, com fotos, e ainda um link para o texto original do dramaturgo russo.

Livro: Bartleby, o escriturário (postado em 7 de outubro de 2011)
Livro de autoria de Herman Melville, autor do clássico Moby Dick. Em Bartleby, vemos um protagonista excêntrico, que desafia preceitos e morais com incalculável frieza... ou inocência? Tudo porque ele responde a um pedido de seu chefe com um "Prefiro não fazer". No post, conto algumas das consequências desse ato.

II Feira do Livro de Fortaleza: Ilan Brenman - (postado em 16 de novembro de 2011)
Conheci Ilan Brenman inicialmente pela TV, no programa Entrelinhas. Dias depois, soube que ele estaria aqui na cidade, em ocasião deste evento, falando de seus livros e obras. Não poderia ser melhor! Conto nesta postagem como foi este momento.

- II Feira do Livro de Fortaleza: Walcyr Carrasco - (Parte 1), (Parte 2) - [postado em 22 de dezembro de 2011 (1) e 3 de fevereiro de 2012 (2)]
Walcyr Carrasco é mais conhecido pelas suas novelas, mas é também um talentoso escritor. Seu livro O caçador de Palavras me marcou muito, incentivando a seguir a área literária. Neste post, um panorama da enorme movimentação em torno de sua presença na feira, e como reagi diante dele, no momento do autógrafo. Destaque ainda para o comentário de Júlio Kadetti, acessor de Walcyr.

Nos caminhos da música – memórias de um teclado quase esquecido (postado em 10 de janeiro de 2012)
Devemos sempre nos reinventar. Foi com esse pensamento, de tentar algo novo, que decidi, enfim, aprender a tocar um velho teclado, encostado há quase 15 anos. Iniciativa e determinação, duas coisas que fazem diferença na nossa vida. No post, conto como foi essa experiência.

Arroz à Parmegiana (postado em 27 de fevereiro de 2012)
Uma excelente receita que aprendi no programa de TV do Anonymus Gourmet, que aprofundou ainda mais meu gosto culinário. No post, conto, passo a passo, detalhadamente, todas as etapas de preparo, ainda com inúmeras fotos de apoio. Mais que isso, só passando um pedaço pela tela!

Walcyr Carrasco na II Feira do Livro – Meus bastidores (Postado em 15 de março de 2012)
Contei aqui um pouco de como foi meu processo para escrever as duas postagens sobre a presença do autor na feira. Tudo começou com longo esboço, ainda escrito à mão, momentos depois da apresentação.

Livro: O Exército De Um Homem Só (postado em 1º de abril de 2012)
Livro de autoria de um de meus escritores prediletos, Moacyr Scliar. Só o título desta obra já vinha me fascinando há tempos, até que enfim resolvi lê-lo, e mais uma vez me vi surpreendido com uma narrativa que só Scliar poderia desenhar! Falei em algumas linhas um pouco da história, sem entregá-la. Fotos de trechos acompanham o post.

- VII ETC Fortaleza - (Parte 1), (Parte 2) - [postado em 25 de maio de 2012 (1) e 15 de junho de 2012 (2)]
O Encontro de Twitteiros Culturais (ETC) já chegou à sua 7ª edição aqui em Fortaleza. Não sabia do que se tratava, mas o que me chamou a atenção nessa foi a presença do poeta gaúcho Carpinejar. A boa oportunidade de enfim conhecê-lo me levou ao evento, onde tive gratas e valorosas surpresas. Conto praticamente tudo, inclusive detalhes de como foi a mesa, que teve ainda  o curador do prêmio Jabuti, José Luiz Goldfarb, a antropólga Glória Diógenes e o jornalista Plínio Bortolloti. Fotos e vídeos recheiam ambos os posts, com momentos memoráveis do evento.

50 Frases (postado 3 de junho de 2012)
Costumo atualizar o blog sempre com um aforisma de algum autor no topo. Uma maneira singela de dar boas vindas a quem chega. Quando completei cinquenta, os reuni nesta postagem. Além disso, comento o porquê destas escolhas.

-  Estreia de diário gráfico (postado em 19 de julho de 2012)
Seguindo a ideia de buscar coisas diferentes para fazer, de sair da rotina, resolvi retomar o desenho, que há tempos não praticava. Apesar de ser a estreia, o diário gráfico não era novo, já tinha bons 3 ou 4 anos. Mas só o descobri quando dei o primeiro risco, a primeira pincelada. Esse é o tema deste post, que adorei escrever.

________________________________

Atualmente, tenho uns quatro novos em preparação para logo mais, que acabo sempre atrasando por eventualidades, mas em breve serão postados. E também, passarei a postar mais em meu blog autoral, O Provável do Improvável.

É incrível, mas às vezes tenho a sensação de que um blog muitas vezes é nosso melhor amigo, noutras nosso pior inimigo, e que ao mesmo tempo que nos liberta, nos aprisiona. Postar é ótimo, compartilhar conteúdos, informações, é mágico, claro, mas o compromisso, o prazo que acabamos colocando em nós mesmos para a postagem seguinte é também muitas vezes angustiante. Aqui vale ainda citar Clarice Lispector, que dizia ser amadora quando escrevia, pois profissional é aquele que tem obrigação consigo mesmo de escrever, ou com os outros. Ela fazia questão de se dizer amadora, para manter sua liberdade.

Nos blogs, ou na vida, vamos tentar fazer tudo no nosso próprio tempo!

Ah, uma última coisinha, os links abaixo são para posts semelhantes a esse, com uma seleção de outros posts dos anos anteriores. Posso dizer que essas três postagens juntas refletem bem a alma deste blog. Grande abraço a todos :)

1 ano de Diálogos Visuais – Antigas postagens
2 anos de Diálogos Visuais – Antigas postagens



2 comentários:

  1. Feliz Aniversário pro Diálogos Visuais! =D

    Parabéns, Denis, pela crescente qualidade dos posts e por mais 'esta data querida'.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, só agora vi seu comentário Raquel, não sei por que ficou marcado aqui como Spam!

    Muito obrigado pela lembrança, bem como o apoio na forma das visitas constantes. =)

    ResponderExcluir