Frases


"Todos temos coisas na vida que valem a pena ser contadas, escritas. Mesmo que não para publicar, escreva-as para a família."Ilko Minev



quarta-feira, 23 de junho de 2010

Shakespeare animado (I): A Megera Domada


William Shakespeare, famoso dramaturgo inglês, foi autor de célebres obras e peças teatrais, tais como Romeu e Julieta, Macbeth, Hamlet etc. Até os dias de hoje permanece como um dos dramaturgos mais encenados mundialmente, ou mesmo adaptado para cinema, televisão, literatura, e até animação. Começo aqui uma pequena série de postagens sobre a série Shakespeare: The Animated Tales, uma produção russa, desenvolvida entre 1992 e 1994, que dá uma visão bastante peculiar às inestimáveis obras shakesperianas.

Para começar, um pouco de stop-motion, com The Taming of Shrew (A megera domada), brilhantemente adaptada:







Tomei conhecimento deste curta através de uma postagem do blog da editora L&PM, e ao assisti-lo fiquei maravilhado com sua qualidade. Os personagens e cenários foram muito bem produzidos, gerando uma atmosfera única e bastante atraente. A fluidez e ritmo da animação ajudam a contar muito bem a história, criando uma ótima unidade, e através dos pomposos diálogos e ótima dublagem temos uma excelente adaptação do clássico de Shakespeare, de uma maneira voltada tanto para admiradores mais fervorosos como para casuais. Tudo é tão bem produzido que às vezes parece que estamos assistindo a uma encenação comum, tamanha é a força dada ao texto. O fato de estar animado só aumenta ainda mais o ofuscante brilho desta obra. Quem ainda não conhece a história de Petrúquio e Catarina, está aí uma boa chance de conhecer ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário