Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Em produção: Círculo



Esta postagem já estava prevista há tempos. Na verdade, já tinha um esboço pronto há exatamente 1 ano atrás, pela data que consta aqui no rascunho do blog, mas por uma série de contratempos, acabei ainda não podendo finalizá-la. Como o projeto está enfim em fase de conclusão, vamos lá!

Círculo é um dos projetos atuais de meu irmão, Diego Akel. Um curta animado que teve seus primeiros conceitos e idealizações iniciados lá em 2006; apenas rascunhos, sem um direcionamento preciso, mas Diego já tinha percebido que tinha um bom material nas mãos.

Em 2007, ele inscreveu o projeto – já bem mais definido – em um edital de incentivo à produção audiovisual (realizado pela prefeitura aqui de Fortaleza). O curta Círculo foi então contemplado, e a partir daí a produção, oficializada, iniciou-se de verdade. Com bastante trabalho empregado nos últimos anos, e após várias datas adiadas, o curta está finalmente em fase de conclusão, e deve estar terminado até o final do ano.

Mas o que é exatamente o Círculo?




Tenho acompanhado um pouco do processo de criação deste projeto desde seu início, e acho que ele pode ser considerado um trabalho bem diferente dos anteriores feitos por meu irmão. Apesar de termos iniciados as produções animadas com O Facínora (2006), que seguia um roteiro escrito e adaptado por mim, como falei nesta postagem, Diego passou a adotar uma linha intensamente experimental em seus projetos futuros, com filmes sem um roteiro claro, mas focados em um desenvolvimento mais livre, mais solto, com ênfase nas imagens e visuais, chegando ao ápice com Linhas e Espirais, um curta bastante intenso e dinâmico.

Com Círculo, Diego volta a utilizar um roteiro pré-definido, criado por ele, que lhe dá uma base geral sobre a qual trabalhar, mas sem limitar as possibilidades e os variados caminhos que podem surgir durante a produção. O curta falará sobre o ciclo de vida, de maneira bastante peculiar, através de toda a simbologia por trás da figura de um círculo. Mesmo tendo uma história a ser contada, Diego seguirá seus padrões atuais, usando e abusando de transições e transformações para contar as diferentes etapas da vida.




Desde o início de sua produção, ao longos desses quase 3 anos, Círculo passou por severas modificações em sua estrutura, até Diego conseguir definir exatamente que direção o filme iria seguir. Atualmente, ele está cuidando da trilha sonora, que será inteiramente original, através da participação de um músico amigo seu. Quanto a mim, estou sempre sugerindo ideias e comentando as cenas e conceitos já prontos (como fiz em todos os curtas anteriores!). Além disso, também farei algumas cenas para o segundo momento da animação: a infância. Já estou fazendo alguns esboços e estudos para poder fazer este trabalho!



O filme tem como outro de seus temas centrais a relação do homem consigo mesmo, e como uma existência pode representar toda a humanidade. Um conceito que pode gerar as mais variadas reflexões. Essa é apenas uma pequena menção, pois mesmo tendo acompanhado parte do processo, não mergulhei nele tão intensamente quanto Diego (ainda não, mas logo mais terei de fazê-lo), tanto que só agora estou entendendo melhor o caminho que o filme está seguindo. Ademais, é melhor que o próprio Diego explique todos os passos de mais este projeto. Abaixo, o link para o blog Em volta do Círculo, inteiramente dedicado a postagens relativas à produção do curta-metragem, vale uma visita com bastante calma!


Nos próximos dias, à medida que tiver alguns desenhos prontos, postarei aqui!


2 comentários:

  1. Pelo tema e pelas imagens, promete. =o

    Tem previsão de lançamento?

    ResponderExcluir
  2. Sim, caro Someone, o curta deve estar finalizado até o final do ano!

    ResponderExcluir