Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



terça-feira, 31 de agosto de 2010

1 ano de Diálogos Visuais - Antigas postagens


No último dia do mês onde o Diálogos completou 1 ano no ar, resolvi fazer mais esta postagem, resgatando algumas antigas postagens, que acho que merecem ser revistas, ou vistas, caso ainda não tenham sido ;)

Como se sabe, um blog é geralmente uma ferramenta sempre muito rápida, ágil, onde a postagem atual é sempre o destaque, quase como uma capa, e as mais antigas vão descendo, descendo, até ficarem "escondidas", às vezes bem inacessíveis, principalmente aos visitantes que chegaram ali por acaso (e podem acabar não vendo algo que poderia interessá-los diretamente) ou aos que fizeram apenas uma visita rápida. Tudo bem que para isso existem os marcadores, mas muitas vezes eles não refletem bem o direcionamento da postagem em si, e muita gente pode acabar não vendo um lado diferente do blog em si. Isso não se aplica só aqui, no Diálogos Visuais, mas qualquer blog que tiver atualização de alguma forma periódica.

Por estas razões, resolvi trazer à tona, novamente em destaque, algumas postagens antigas que acho que merecem uma atenção extra. Vamos a elas (basta clicar nos links):

- Por trás de Golpe Postal (I), (II) e (III) - (postado em 12 e 13 de agosto de 2009):
Em 3 postagens, veja como foi o processo de criação do curta animado Golpe Postal, feito por mim e meu irmão. Imagens dos bastidores, e detalhes de como surgiu a ideia para a produção. (postado em

- Seminário Internacional de Cinema de Animação - (postado em 14 de agosto de 2009):
Evento que aconteceu aqui em Fortaleza em agosto do ano passado. Debates e exibições fizeram parte da programação. Reuniu grandes nomes do mundo da animação!

- Em produção: Polígonos - (postado em 20 de agosto de 2009):
Comentários iniciais sobre o curta animado que estou produzindo. Por conta de várias atribulações, não tenho previsão para terminá-lo; pode ser no final de 2010 ou somente em 2011!

- Referência: Tatu Pohjavirta - (postado em 27 de agosto de 2009):
Um pouco sobre este talentoso animador, com alguns de seus curtas para baixar. Vale a pena assistir!

- Xadrez animado - (postado em 30 de setembro de 2009):
Um curta animado envolvendo uma célebre partida de xadrez. Muito bem conduzido e estruturado. Veja também a partida na íntegra.

- Flipnote Studio - (postado em 14 de janeiro de 2010):
Conheça esse aplicativo bem bacana do Nintendo DSi, que possibilita fazer pequenas animações, que lembram flipbooks. Ainda vou postar aqui alguns que fiz!

- 16º Vitória Cine Vídeo - (postado em 15 de janeiro de 2010):
Nossas experiências nesta edição deste grande festival, onde Diego concorreria com Linhas e Espirais.

- Um pouco de origami - (postado em 18 de janeiro de 2010):
Para relaxar do caos do dia-a-dia, uma atividade simples dentro de sua complexidade. Dica de um ótimo site com dobraduras para iniciantes que estão começando nesta arte milenar.

- Mario Paint Composer - (postado em 18 de janeiro de 2010):
Esse divertido aplicativo começou lá no Super Nintendo. Hoje, já pode ser baixado para qualquer computador. Crie músicas à vontade. E ainda: praticamente qualquer música pode ser adaptada a esse divertido programa. Na postagem, vídeos de exemplos!

- Clássicos da Atari - (postado em 29 de janeiro de 2010):
A Atari disponibilizou em seu site alguns de seus jogos clássicos da época do Atari 2600, adaptados para computadores e gratuitos! Veja os títulos e mate as saudades de tempos gloriosos!

- De volta aos anos 80 - (postado em 22 de fevereiro de 2010):
Um vídeo com alguns desenhos animados que fizeram época, e a constatação de que hoje em dia não existe mais nada igual.

- Geração Videogame - (postado em 25 de fevereiro de 2010):
Breve comentário sobre a evolução dos videogames, de seus primórdios aos tempos atuais. Veja ainda fotos e detalhes de mais de 140 consoles!

- Maratona Animada - O Mundo Animado - (postado em 26 de fevereiro de 2010):
Considerações sobre esse ótimo evento ocorrido em Juazeiro do Norte - CE. Oficinas, exibições e exposições. Detalhes, fotos e um vídeo especial com uma síntese da maratona. Saiba ainda um pouco mais sobre os seguintes brinquedos ópticos: zootrópio e taumatrópio.

- Palavras de Moacyr Scliar - (postado em 1º de março de 2010):
Uma de minhas maiores referências literárias, sem dúvida. Saiba um pouco mais sobre este grande escritor brasileiro e veja uma se suas estrevistas, que para mim é quase como uma aula!

- O mundo mágico de Art Clokey (I), (II), (III)- (postado em 5, 9 e 15 de março de 2010):
Clokey foi um dos pioneiros do stop-motion, técnica de animação tão comum hoje em dia. Em 3 postagens, um pouco sobre seus primeiros trabalhos, até a criação de Gumby, seu personagem mais famoso. Fotos e vídeos.

- Fantástico curta em stop-motion - (postado em 7 de março de 2010):
Mais uma ótima referência! Este curta impressiona por todo o processo de sua criação. Assista também ao making of.

- Dica de leitura: Alice no País das Maravilhas - (postado em 22 de março de 2010):
Um dos livros mais fascinantes que li ultimamente! Alguns motivos porque todos deveriam também se deixar levar por esta leitura tão cativante.


- TIKITIKLIP - El soldado Trifaldon / La Señorita Aseñorada - (postado em 18 e 29 de março de 2010):
Dois belíssimos curtas animados, com trilhas sonoras cativantes e enredos comoventes. Detalhes sobre eles, além dos curtas em si.

- Dialogando: o fim do livro? - (postado em 6 de abril de 2010):
Discussão sobre essa moda de dizer que o livro vai acabar, com a chegada do livro digital. É claro que isso é bem improvável de acontecer. O texto expõe fatores e evidências, e podem ter certeza: o livro não vai acabar!

- ABC? Não! É o ABZ do Ziraldo! - (postado em 10 de abril de 2010):
A televisão brasileira precisa de mais programas como esse, que valorizem a cultura, sobretudo a cultura brasileira! Na postagem, detalhes das atrações do programa. As entrevistas então, para mim, são o seu auge! Espero que façam uma nova temporada! Será?

- Bienal do Livro 2010: minhas impressões (I - Introdução), (II - Emir Sader/Cordel), (III - Ziraldo), (IV - Moacir C. Lopes), (V - Pedro Bandeira), (VI - Maurício de Sousa), (VII - Marina Colasanti), (VIII - Conclusão) - (postado em 19, 20, 22, 26 de abril de 2010/ 1º, 8, 19 e 31 de maio de 2010):
Nossa, essa série foi um dos momentos mais altos deste blog, sem dúvida! A vivência intensa na época da bienal aqui de Fortaleza me motivou a escrever sobre ela, com fatos, observações, impressões e opiniões, com praticamente tudo o que vi e vivi por lá (incluindo quase todas as palestras, com nomes como Ziraldo e Pedro Bandeira). O resultado foram 8 postagens, dezenas de fotos, vídeos e toneladas de letras; os maiores textos que já escrevi para cá. Quem tiver paciência, dê uma olhada!

- Há quatro anos... - (postado em 10 de junho de 2010):
O curta O Facínora, o primeiro que fiz em parceria com meu irmão Diego, completou 4 anos em junho. Uma breve retrospectiva de como surgiu a ideia, passando pela execução, até a finalização da animação. Na postagem, o curta em si. Vejam!

- Dica de leitura: O Ladrão e os Cães - (postado em 6 de julho de 2010):
Um romance egípcio bastante intenso, com ares de história policial e alta carga psicológica, além de numerosos ensinamentos morais. Veja mais algumas razões para lê-lo!

- Especial Cordell Barker - (postado em 10 de agosto de 2010):
Os brilhantes curtas do grande animador canadense, e alguns dos que o inspiraram a trabalhar na área. Todos os curtas desta postagem faziam parte de uma das programações do Anima Mundi 2010.

E, para finalizar, a recente série de 6 postagens dedicadas às nossas experiências pelo Anima Mundi 2010, no Rio de Janeiro. Seguem os links!

2 comentários: