Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



quinta-feira, 14 de julho de 2011

Programa de TV: Entrelinhas



Não é novidade para ninguém que a programação da TV aberta é pobre e praticamente desprovida de bom conteúdo cultural e artístico (principalmente aos domingos), salvo pela TV Cultura, que sempre se focou em programas diferentes, inteligentes, uma vez que a emissora não está tão preocupada com brigas por números de audiência. São muitos os programas que se podem citar, tais como o memorável Castelo Rá-Tim-Bum ou o sempre versátil Metrópolis.

Mas o alvo principal desta postagem é um programa que algum tempo atrás eu imaginava não existir na TV aberta, um programa inteiramente dedicado à literatura. Descobri o Entrelinhas em meados do ano passado, e desde então me tornei telespectador assíduo!

No ar desde 2005, o Entrelinhas expõe o cenário literário contemporâneo com grande clareza e direcionamento, entrevistando escritores brasileiros e estrangeiros, cobrindo eventos literários, além de exibir eventualmente matérias bem completas sobre autores clássicos e suas respectivas obras – tudo com grande respeito ao telespectador e ao material abordado. Dicas e sugestões de leitura também são constantes no programa, o que torna quase obrigatório ter um papel e caneta próximos para não perder nada (é um verdadeiro banho de referências!)

O programa ainda é disponibilizado pela TV Cultura na Internet, o que é ótimo para quem não pôde assistir ou quer rever. Estou baixando todos os que posso para compor meu acervo de referências literárias!

Não tenho dúvidas de que a atração salva a programação de domingo da TV aberta (quiçá da fechada!). Ah, antes que eu esqueça, o Entrelinhas pode ser assistido todo domingo às 21:30, na Cultura. É incrível como ele consegue se superar a cada apresentação, um dos únicos poréns é que é bastante curto! É quase como um sopro, que quando percebemos, já foi!

Quem se interessa por literatura e ainda não conhece o Entrelinhas, já está na hora de mudar isso! Não quer esperar até domingo? Só ir ao YouTube ou ao Cmais e assistir aos inúmeros vídeos postados por eles!

Ahh, e nos próximos programas o Entrelinhas exibirá matérias e entrevistas especiais sobre a FLIP 2011, que aconteceu no início desse mês em Paraty!

Porque o melhor dos livros não está nas linhas, mas nas Entrelinhas do texto :D

2 comentários:

  1. Eu não sabia que passava na tevê, sinceramente.

    Assisti a uns 25 vídeos seguidos no dia em que descobri e recomendo um especial em três parte sobre Freud, além de todo o acervo, disponível no Youtube.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza amigo, esse especial é bem completo, mas todo o material é amplamente recomendado!

    ResponderExcluir