Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Por trás de Golpe Postal (III)

Golpe Postal - A finalização


Com a boa aceitação da versão reduzida, iniciamos tão logo possível a produção da conclusão de Golpe. Pesquisei novos elementos para compor mais cenas, olhando-os já com um olhar diferente da primeira vez, quase como se pudesse vê-los animados. Ao todo foram cerca de 10 novas formas. Algumas delas podem ser vistas abaixo:








Essa segunda etapa de produção iniciou-se no dia 20 de Junho. Diferente da primeira parte, agora eu faria mais do que apenas idealizar cenas. Atuaria também diretamente como animador, junto com Diego.
Fiz um breve treinamento e alguns testes com as formas, e em pouco tempo comecei a produzir sequências à altura do curta. O interessante é que minhas cenas se diferem bem das feitas por Diego. Enquanto eu gosto de ter a simetria em foco, preferindo planos quase geométricos, ele se sente em casa com planos mais vigorosos, densos, caóticos, com movimentos nada previsíveis. Realizamos o curta inteiro com esses dois pontos de vista distintos, que se combinaram perfeitamente. Abaixo, imagens de Diego, editando e trabalhando em algumas sequências:




E mais algumas de segmentos criados por nós para a parte final de Golpe Postal:








O trabalho empreendido nessa fase de conclusão também foi corrido, pois visávamos terminar o curta a tempo de inscrevê-lo para o Dia Internacional da Animação, cujo prazo seria até 15 de Julho.
Adotamos um ritmo bem similar ao da primeira versão, e conseguimos concluir o curta - que ganhou um pouco mais de um minuto em sua duração, na tarde do próprio dia 15. Mas só conseguimos relaxar mesmo após irmos imediatamente ao correio mais próximo e enviá-lo :)
A experiência com Golpe Postal foi e tem sido extremamente valorosa para nós. Desde o início, queríamos fazer algo diferente, que explorasse novos conceitos, a partir de um material aparentemente simples.
Neste dia 15 de Agosto, fará um mês de sua conclusão. Nesse meio tempo, posso dizer que ele de certa forma mudou nossa forma de agir e produzir, como se tivéssemos encontrado um novo direcionamento. Muitas novas ideias e perspectivas para futuros projetos têm surgido após o término de Golpe. Em breve postarei algumas delas.

Bom, é isso, está aqui, ao longo dessas três postagens, uma síntese do processo básico de como foi fazer Golpe Postal. Vejam abaixo o filme em sua versão final:





Espero ter sido interessante conhecer um pouco de nosso trabalho, e que ele possa, quem sabe, inspirar novas produções :)

4 comentários:

  1. Bem legal, caras! Nós aqui tb estamos em processo de making of heeh
    http://www.pulapirata.com/?tag=living-flame

    abrá

    ResponderExcluir
  2. É isso aí colega! O trabalho de vocês está em uma boa fase de produção, boa sorte!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Amei o processo... meus sinceros parabéns aos dois (y)

    ResponderExcluir
  4. Valeu as palavras, kArlOs! Foi um processo difícil, mas extremamente gratificante, que abriu e ainda nos abre oportunidades e percepções!

    ResponderExcluir