Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Referência: Tatu Pohjavirta

Nesses últimos dias, tenho feito grandes varreduras pela internet, em busca de material relacionado à animação, para estudo e análise. Acabei chegando assim a Tatu Pohjavirta, e me surpreendendo com sua obra. Como uma das principais metas do Diálogos Visuais é a divulgação de grandes nomes, às vezes não muito conhecidos ou divulgados, vamos a breves considerações sobre esse talentoso animador:

Tatu Pohjavirta graduou-se na Academia de Artes na Turquia (1997 - 2001), trabalhou como fotógrafo, e atualmente vive como diretor de animação em Helsinki, Finlândia. Ele produziu diversos curtas animados, tanto utilizando bonecos com stop-motion, como animação com desenhos. Seus filmes já foram exibidos em inúmeros festivais internacionais. Desde 2002, passou a ensinar animação. É membro da European Film Academy.
Sua animação "Kuvastin" foi premiada no Tampere Short Film Festival, conceituado festival finlandês, e concorreu ao prêmio de melhor curta pela European Film Academy. "Kuvastin" também foi mostrado no Nordic Panorama, em Londres.

O trabalho de Pohjavirta é realmente fantástico. Seus curtas têm uma personalidade muito própria, e um certo caráter obscuro. O universo criado por ele fascina, em um misto de sentimentos e emoções. Até usando o popular Flash o trabalho de Pohjavirta impressiona, provando que não é a ferramenta que faz o artista.

Tenho sempre visto e revisto esse material, que sempre parece se renovar. Altamente ispirador sob muitos aspectos para quem trabalha com animação, e também extremamente agradável para os fãs de animação em geral.

Segue, então, "Kuvastin":




Quem quiser, pode baixar em melhor qualidade, não apenas "Kuvastin", mas outras grandes obras do animador turco, através dos links abaixo:

- Naval Point (1999)
- Kuvastin (2001)
- Torso (2002)
- Mummo (2003)
- Elukka [parte 1][parte 2] (2005)
- Virtavalta (2005)

Vejam e surpreendam-se :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário