Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



sábado, 10 de abril de 2010

ABC? Não! É o ABZ do Ziraldo!


Falando agora de televisão, quero comentar um pouco sobre o programa do Ziraldo, que embora no ar desde agosto de 2009, só fui descobrir há pouco tempo ;)
Nossa televisão vive um período constante de programas descartáveis e supérfluos, que de tão repetitivos já caíram nas graças do grande público. Mas e o público infantil? Os que ainda não foram tragados por essa programação nada instrutiva ainda têm algumas opções, ainda que bastante reduzidas.

Nesse cenário, Ziraldo tem em seu programa um ótimo destaque. Na apresentação do programa semanal, o escritor, pintor, ilustrador e tantas outras ocupações, fala de maneira lúdica para a plateia de crianças, sempre dando asas à imaginação e tecendo críticas bem diretas ao sistema de ensino no Brasil.

Entre as atrações do programa, estão contadores de histórias, apresentações musicais, teatro de bonecos e várias outras. O destaque, na minha opinião, está na entrevista do último bloco, onde Ziraldo conversa com um escritor, que comenta sobre seus livros e responde às perguntas das crianças. Muitos já devem ter passado por lá desde a estreia do programa, mas desde que comecei a assistir, pude ver (e gravar!) a conversa com nomes como Pedro Bandeira, Ana Maria Machado e Marina Colasanti.

O programa é mais voltado ao público infantil, o que não quer dizer que os demais públicos não possam apreciá-lo, muito pelo contrário. Há muito a aprender com as palavras deste grande mestre que é Ziraldo, que enfim tem um programa de algum respeito.

É engraçado como quando nos dedicamos a estudar ou pesquisar com dedicação sobre algo, começa a surgir cada vez mais e mais material relacionado à nossa frente, às vezes até por coincidência, não é? De certa forma, foi assim que comecei a assistir ao ABZ do Ziraldo, impulsionado pela ótima entrevista do Pedro Bandeira, enquanto vinha conduzindo meus estudos sobre escritores e suas obras.

Está dado o recado, a todos que queiram se refazer um pouco desse caos que é a programação brasileira de televisão, ao menos por alguns minutos. Ziraldo pode ser sintonizado na TV Brasil nos seguintes horários:

Domingo - 12:00pm
Sexta - 13:45 (reprise)

Obs.: A TV Brasil é canal fechado em algumas regiões do Brasil, como aqui em Fortaleza. Nesses casos, só com TV por assinatura mesmo. De qualquer maneira, hoje em dia, os adeptos destes serviços têm aumentado vertiginosamente, talvez justamente pela falta de programas de qualidade nos canais abertos.

Ah, e fazendo valer ainda mais o meu comentário mais acima, sobre as coincidências da vida, não é que Ziraldo vai estar na Bienal do Livro, que começou ontem aqui em Fortaleza? Fui saber só ontem! Que bela coincidência, não? ;)


2 comentários:

  1. Oi, queria agradecer o excelente comentário sobre o ABZ do Ziraldo.
    Sou da produtora FBL que faz o pgm.
    Adoramos estar nessa viagem de conhecimento e fazer um pgm que
    faz diferença para as nossas crianças.
    Rozane Braga

    ResponderExcluir
  2. Olá Rozane, é uma imensa satisfação ver seu comentário aqui! Parabéns a você e a toda a equipe do programa, que me fascina a cada nova apresentação.

    Sabe, só comecei a me aproximar mais do trabalho do Ziraldo há bem pouco tempo. Já conhecia, claro, mas só agora venho entendendo melhor o girar das engrenagens. Depois que descobri o programa, não perco nenhum, e até os gravo como material de referência. O conteúdo rico, aliado à sempre instigante apresentação de Ziraldo, me inspiram e despertam para novas possibilidades.

    Hoje, fui com prazer assistir à palestra do Ziraldo na Bienal do Livro, aqui em Fortaleza. Um espetáculo à parte, sem dúvida. Só lamentei bastante, devido ao alvoroço de pessoas, não ter podido conversar um pouco com ele, tampouco ter seu autógrafo em meu exemplar de Jeremias, o bom.

    Um abraço e sucesso ao ABZ!

    ResponderExcluir