Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



quinta-feira, 22 de julho de 2010

Anima Mundi 2010 (I - Linha geral)



Nossa, quanta correria! A viagem resolvida de última hora, o voo sempre cansativo, a chegada ao Rio em plena madrugada, e o início do dia seguinte já no clima do Anima Mundi! Assim foi o último dia 19, para mim, meu irmão Diego, e nossa querida mãe, que nos acompanhou nesta aventura.

O Rio de Janeiro é realmente merecedor da alcunha de Cidade Maravilhosa! Pelo pouquíssimo que pudemos ver até agora já podemos dar essa certeza! A estrutura da cidade, a arquitetura dos prédios, o clima agradável, enfim, uma experiência e tanto, vindo de uma cidade como Fortaleza.

O imponente prédio do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), que abriga boa parte das atividades do evento é tão suntuoso ou mais do que as fotos que vi uns dias antes. Lá acontecem as oficinas, bate-papos e algumas das mostras de curtas. Também é lá que são vendidos os ingressos para todas as sessões de mostras, que mesmo podendo ser comprados antecipadamente, não impedem as enormes filas que quase sempre estão formadas.

Em uma tenda de enormes proporções, montada especialmente para o evento nas proximidades do CCBB, também aconteciam várias mostras de curtas animados, nacionais e internacionais. As melhores produções mais recentes!

Em um outro espaço adjacente, a Casa França-Brasil, acontecem mais oficinas, com várias técnicas de animação, e também há uma lojinha que vende produtos tematizados, como camisas, bolsas, DVDs, flipbooks etc, tudo com a marca do Anima Mundi. Uma boa oportunidade para levar alguma coisa e marcar esse momento tão especial.

Diego está acompanhando mais intensamente o festival (já teve a oportunidade de conversar um pouco com o grande animador Marcos Magalhães e até com Maureen Furniss, convidada internacional, autora do livro The Animation Bible), e por isso fará uma cobertura um pouco mais completa em seu blog. Eu estou registrando o que posso, com muitas fotos, de quase tudo para onde consigo apontar a câmera, e logo postarei as melhores aqui ;)
Ah, hoje tivemos excelentes curtas exibidos, com qualidade inigualável, técnicas inovadoras e roteiros bem inusitados! Um prato cheio para amantes da animação!

Ah, hoje também tive um tempinho para explorar melhor a exposição "Zeróis", de Ziraldo, que começou no dia 20 de julho, aqui mesmo no CCBB (essa coincidência foi mesmo incrível!). Nossa, cada tela tem um brilho próprio, único. Cores fortes, vibrantes, tão vivas que só faltam pular da tela!

Bom, por hora é só, mas logo falarei bem mais sobre o Anima Mundi e "Zeróis", pois está é apenas a primeira postagem de uma série .Aos que morarem no Rio, não deixem de compareçar a ambos! Não deixem de acompanhar também o blog de Diego Akel, para informações do Anima Mundi sob outro ponto de vista!

Abaixo a tenda, chamada de Praça Animada, onde acontecem as exibições dos curtas:



Veja a parte II - CCBB clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário