Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Flipnote Studio

Esta postagem já estava prevista há tempos, mas só agora vou poder fazê-la.

Aproveitando o exemplo de flip book na postagem anterior, comentarei a respeito de um aplicativo lançado para um videogame portátil, onde é possível animar de maneira simples, mas com resultados bastante expressivos.

Trata-se do Flipnote Studio, lançado pela Nintendo para o Nintendo DSi. Esse aplicativo é uma ferramenta de animação bastante poderosa, que usa muito bem os recursos oferecidos pelo portátil da Nintendo.
A tela sensível a toque é transformada em papel, onde se deve soltar a criatividade, com a caneta stylus em punho. É possível desenhar um frame, passar a próxima página com um aperto de botão, e seguir com a animação, até valendo-se da marca de luz deixando pelo desenho anterior como orientação.
Há várias opções de lápis e pincéis a escolher, e também é possível usar fotos tiradas nas câmeras do DSi como material para incrementar as criações.




Ainda para melhorar a qualidade de sua criação, é possível acrescentar músicas e efeitos sonoros, através do microfone do portátil.
Finalizada a animação, é possível enviá-la ao Flipnote Hatena, uma espécie de YouTube dedicado aos flipnotes. O site recebe milhares de adições diárias.



Recentemente, adquiri um Nintendo DSi, e posso afirmar que realmente o Flipnote Studio impressiona pela sua simplicidade aliada a um nível de qualidade bastante satisfatório. A resposta da caneta é ótima, dando quase a sensação de se estar desenhando no papel.
A possibilidade de se poder ligar o DSi em qualquer lugar e começar a animar, sem precisar de qualquer programa de computador, sem se preocupar com formatos de arquivos e outras tantas tranqueiras, é o maior atrativo desse fantástico aplicativo.
Já fiz alguns testes nele, nada muito concreto, mas aguardem para breve a postagem de alguns flipnotes de minha autoria, além de outros bem interessantes que encontrei no Flipnote Hatena.
Não duvido que logo, logo seja criada uma categoria para o Flipnote Studio em algum festival de animação, ou, quem sabe até, um festival exclusivo para ele =)

Não deixem de dar uma olhada no site do Flipnote Hatena.

2 comentários:

  1. É fantástico!... e também tentador se poder animar em qualquer lugar, realmente.. ainda compro um pra mim... :)

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei um Dsi ja conhecendo o Flipnote Studio, mas o unico problema do Flipnote é q tem q fazer movimento por movimento q nem todos os desenhos =/
    Bem, mas tudo bem, eu estou procurando dicas de pegar umas ferramentas especiais q eu ouvi falar de um usuario no hatena, chamado Boss(depois da uma olhada nos videos dele q vcs n vao se arrepender) xD
    Bem, flw pessoal e curtam bastante o Flipnote ;D

    ResponderExcluir