Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



domingo, 7 de março de 2010

Fantástico curta em Stop-Motion


Mais um achado do YouTube, por referência de PES, outro grande animador do qual falarei aqui em breve. O seguinte curta impressiona sob todos os aspectos, mas antes de falar mais, aí vai:


O paciente trabalho é obra do animador alemão Rogier van der Zwaag, que usou mais de 4000 fotos para a produção. A princípio, parece se tratar de uma animação 100% digital, mas após alguns segundos podemos perceber a sutiliza das formas, quando estas se sobrepõem. O ritmo ditado pela música é obedientemente seguido pelas coreografias, bastante criativas e surpreendentes.

Cada bloco foi confeccionado, pintado e precisamente ajustado para o efeito desejado. Nota-se também que o animador, estrategicamente, espelhou os blocos para criar uma ilusão de um ambiente fechado. Esses seriam alguns dos efeitos digitais, adicionados durante a edição do curta, como podemos ver no making of, neste link.

A iluminação é outro fator que se destaca. O contraste entre os blocos e o preto do fundo dá uma certa amplitude às sequências. As cores vibram e saltam aos olhos, desafiando nossa percepção em vários trechos. É um curta que merece ser estudado quadro a quadro, a fim de se compreender todas as suas composições.

Me fez lembrar diretamente obras do grande animador Oskar Fischinger, aclamado por seus trabalhos experimentais abstratos, muitos enfocando formas geométricas.

Também me trouxe novas inspirações para o meu curta, Polígonos, cujo desenvolvimento está pausado, mas que logo deve ser retomado no ritmo de antes. Veja mais sobre ele aqui.

Comentários serão bem-vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário