Marcando a estreia do tema literário no Diálogos, escolhi Moacyr Scliar como referência.
Moacyr Scliar é sem dúvida um dos maiores escritores brasileiros em atividade. Sua vastíssima obra conta com mais de 70 livros publicados, entre contos, crônicas, romances, ensaios e infanto-juvenis. Além de escritor, é formado em medicina e trabalha como médico na área de saúde pública. Também é professor universitário.
Scliar é um de meus autores favoritos; sua antologia Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar, que chegou até mim como um paradidático, na época de escola, foi um dos livros que me fez despertar para o fascinante mundo das letras. Seu estilo, levemente irônico, crítico, ao abordar temas atuais, cativa pela engenhosidade com a qual compõe seus textos.
Encontrei o vídeo abaixo durante minhas pesquisas sobre o autor, e fiquei maravilhado com o que vi. Uma entrevista com um escritor, para todos os públicos, sempre tem algo de instrutivo a acrescentar. Moacyr Scliar nos conta um pouco de sua história, da infância simples à posição de escritor, o interesse pela profissão médica, o gosto por escrever e como nasce um escritor.
São mais de trinta minutos; parece uma conversa longa, mas quando nos damos conta da grandeza de diálogo de Moacyr Sliar e de suas histórias vemos o quão ínfimo este tempo é. Vale a pena se deixar levar pelas palavras deste grande escritor brasileiro, que é uma de minhas maiores referências. Como diria o próprio Moacyr Scliar: Palavras, são tudo para quem escreve. Ou quase tudo.
Deixo vocês com as palavras de Moacyr Scliar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário