Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



segunda-feira, 1 de março de 2010

Palavras de Moacyr Scliar



Marcando a estreia do tema literário no Diálogos, escolhi Moacyr Scliar como referência.

Moacyr Scliar é sem dúvida um dos maiores escritores brasileiros em atividade. Sua vastíssima obra conta com mais de 70 livros publicados, entre contos, crônicas, romances, ensaios e infanto-juvenis. Além de escritor, é formado em medicina e trabalha como médico na área de saúde pública. Também é professor universitário.

Scliar é um de meus autores favoritos; sua antologia Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar, que chegou até mim como um paradidático, na época de escola, foi um dos livros que me fez despertar para o fascinante mundo das letras. Seu estilo, levemente irônico, crítico, ao abordar temas atuais, cativa pela engenhosidade com a qual compõe seus textos.

Encontrei o vídeo abaixo durante minhas pesquisas sobre o autor, e fiquei maravilhado com o que vi. Uma entrevista com um escritor, para todos os públicos, sempre tem algo de instrutivo a acrescentar. Moacyr Scliar nos conta um pouco de sua história, da infância simples à posição de escritor, o interesse pela profissão médica, o gosto por escrever e como nasce um escritor.

São mais de trinta minutos; parece uma conversa longa, mas quando nos damos conta da grandeza de diálogo de Moacyr Sliar e de suas histórias vemos o quão ínfimo este tempo é. Vale a pena se deixar levar pelas palavras deste grande escritor brasileiro, que é uma de minhas maiores referências. Como diria o próprio Moacyr Scliar: Palavras, são tudo para quem escreve. Ou quase tudo.

Deixo vocês com as palavras de Moacyr Scliar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário