Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mario Paint Composer

Agora vamos falar de música, de um aplicativo que até os dias de hoje continua em alta.

Este simples compositor musical, que faz parte do jogo Mario Paint, de Super Nintendo, lançado em 1992, acabou sendo um dos maiores destaques entre todas as atividades disponíveis no cartucho.

O jogador tem à disposição uma partitura onde deve usar vários ícones do universo Mario para representar os sons dos instrumentos, criando assim uma melodia.


A qualidade sonora não surpreende tanto nos dias atuais, mas a boa distinção das notas (apesar das poucas oitavas disponíveis) torna possível a adaptação de praticamente qualquer música existente, com um toque bastante peculiar. Aliás, isso virou uma mania entre muitos fãs do jogo: reproduzir músicas famosas no aplicativo.

Para expandir o alcance do programa, chamado de Music Mode dentro do Mario Paint, ele foi disponibilizado, não oficialmente, por fãs, como um programa independente, intitulado Mario Paint Composer, para download gratuito e uso em computadores e dispositivos portáteis.




Essa versão traz novos recursos em relação à original, como um maior espaço para compor, possibilidade de por mais notas em cada batida, novos instrumentos, além da possibilidade de salvar sua composição.

Apesar de simples e rápido de se usar, o programa exige um certo conhecimento musical para um melhor aproveitamento, embora qualquer um possa criar um ritmo sem muito esforço.

Abaixo, algumas trilhas adaptadas para o Mario Paint Composer:

















Mais vídeos podem ser achados no YouTube, bastando se procurar por Mario Paint Composer.

Mesmo com quase 20 anos, esse clássico ainda se mostra divertido e empolgante.
Quer experimentar e ver o que consegue fazer no programa?
Você pode baixá-lo agora mesmo aqui(Windows/Mac).
Também há uma versão para Nintendo DS, disponível aqui.






3 comentários:

  1. É muuito legal! só não consegui ainda colocar #ou b.

    ResponderExcluir
  2. Gente, em Windows/MAC, para sustenido (#), segurem SHIFT enquanto colocam as notas, e para bemol (b), segurar CTRL/control.

    No Nintendo DS, basta alternar entre os botões B (para bemóis) e Y (para sustenidos). Aqui, não é preciso segurar o botão, só apertá-los!

    ResponderExcluir