Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Um pouco de origami

Origami (do japônes ori = dobrar, kami = papel), a milenar arte das dobraduras, encanta a todos pela sua simplicidade, embora também seja bastante complexa em vários momentos.
Sua origem é geralmente creditada ao Japão, mas há registro de dobras feitas na China, Alemanha, e outros países muito antes. A terra nipônica, contudo, teria aprimorado o seu desenvolvimento.

É umas das atividades artísticas mais simples de se fazer. Tudo que se precisa inicialmente é uma folha de papel quadrada. A partir daí se fazem as dobras, vincos e transformações que darão à simples folha o aspecto desejado. As formas mais comuns são representações de animais, mas é possível se fazer praticamente qualquer coisa imaginável com a folhinha de papel.

Uma das belezas do origami está no fato de não se cortar ou colar o papel. O conjunto de todas as dobras é que irá moldá-lo ao formato final, que muitas vezes surpreende quando se pensa que surgiu a partir de uma folha de papel.

Praticar origami não é nada de outro mundo, como muitos imaginam. A técnica utiliza as chamadas formas base, que são sequências de dobras iniciadas para a criação de vários modelos, a partir desta base. Vários livros de origami podem ser achados nas boas livrarias. Bastante didáticos, eles mostram diagramas com a simbologia usada no origami, mundialmente compreendida.

Comecei a fazer origami há relativamente pouco tempo, e estou sempre me maravilhando com as suas possibilidades, além de ser uma excelente atividade para se acalmar do stress do dia-a-dia. Através do origami, tive a ideia para a animação Golpe Postal, cujo processo de criação já foi postado aqui no Diálogos há algum tempo.

Hoje em dia, é possível encontrar muito material relacionado a origami na Internet: centenas de diagramas, sites, livros, e vídeo aulas, que podem ser baixados em minutos. Para iniciantes, aqui vai uma dica de um ótimo site que conheço, o Origami Club:





Com uma navegação simples e rápida, o Origami Club oferece centenas de modelos para se dobrar, todos com diagramas e a maioria com um ótimo passo a passo que mostra exatamente como fazer cada dobra. Os modelos são classificados com nível de dificuldade, dos mais fáceis aos mais complexos e trabalhosos.

Origami Club é um site original japônes, o link acima se relaciona à versão em inglês, mas não é necessário nenhum grande conhecimento da língua para desfrutar de seu conteúdo.

Bom, é isso, tenham paciência e lembrem-se que a prática leva à perfeição ;)
Ah, para se fazer a maior parte das figuras é necessário uma folha de papel quadrada, geralmente 21x21cm.


Boas dobras ;)


2 comentários:

  1. Excelente Denis...Concordo com você quando diz que o origami é otimo para aliviar o stress do dia-a-dia é também uma ótima maneira de treinar a memoria e psicomotricidade, especialmente em crianças.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Lidiane, tantos benefícios podem nascer desse ato tão simples. O que pode ser mais simples que dobrar uma folhinha de papel? A felicidade está mesmo nas pequenas coisas.

    ResponderExcluir