Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

1 ano de Diálogos Visuais - Novo visual


Olá pessoal, no próximo dia 10 de agosto o Diálogos completa seu primeiro aniversário, nossa como o tempo passou depressa! Parece que foi ontem quando tive a ideia de criar este espaço, e tanta coisa aconteceu de lá para cá!

Não é de hoje que venho pensando em mudar a aparência do blog, pois essa primeira concepção era mais um teste à uma versão final. Os dois quadrados (ou losangos) sobrepostos no fundo preto pertenciam a estudos de composição que eu fazia na época para a produção de meu curta Polígonos (que deve finalmente sair até o fim de 2010), e gostei bastante daquela imagem: simples, minimalista e direta, bem ao estilo de como eu imaginava que seria o blog.

De uns tempos para cá, a partir de 2010, quando intensifiquei o ritmo de atualizações, percebi que era preciso mexer um pouco nessa estrutura, que já não ia muito de encontro com os novos ideiais que eu tratava por aqui, como o tema literatura e livros, que ganhou bem mais espaço. Foi aí que pensei nessa nova imagem que agora adorna o topo do Diálogos. A figura de um homem-lâmpada fascinou meus pensamentos. Mas não algo como o Lampadinha da Disney; eu imaginava alguém normal com - literalmente - uma lâmpada no lugar da cabeça. Essa pessoa estaria sentada em uma poltrona, e estaria também lendo um livro, iluminada apenas pela "luz" de sua cabeça, que não deixa de ser também a luz de sua imaginação, avivando-se a cada página lida. Pronto, estava definida a nova imagem, símbolo, que passaria a representar o blog.

Para a criação do desenho, chamei meu irmão Diego para me ajudar. Ele domina com maestria a arte do desenho, tendo inclusive começado a pintar e expor telas. Só recentemente, pois Diego andara bastante ocupado, pudemos sentar para discutir e começar a esboçar a imagem. Foi bem rápido até, e em poucos minutos vi a concepção de minha ideia retratada no traço leve e solto de Diego, que deu à ideia um ar misterioso e ao mesmo tempo cômico. Uma vez o homem-lâmpada devidamente sentado, a ler seu livro, bastou procurarmos uma boa tipografia, que tivesse um ar chamativo, sem ofuscar nosso personagem. Gostei tanto do homem-lâmpada, que durante a conversa que levou à sua criação, já pensamos até em fazer algum curta usando-o como personagem!

A imagem abaixo mostra o antigo visual do blog, aos que não tenham visto. Esse design, com as formas sobre o fundo preto e layout simplificado esteve no ar de 10 de agosto de 2009 a 5 de agosto de 2010:


Mesmo com um ano passado, alguns de meus objetivos iniciais no Diálogos ainda não foram atingidos, como a divulgação de meus trabalhos. Tenho me dedicado muito à literatura ultimamente, o que fez com que diminuísse o ritmo de produção do curta Polígonos, mas neste período pós Anima Mundi, me sinto novamente apto a continuar, quem sabe até mudar um pouco do conceito que tinha pensado antes.

Quanto à divulgação de meus textos, por enquanto não penso em fazê-lo, já que tenho em vista a publicação de livro (se tudo der certo!). Mas a fotografia, uma área que admiro bastante, merecerá um maior destaque no blog nos próximos meses.

Já quanto às divulgações de animações referência, acredito que venho conseguindo o resultado desejado. A ideia das mostras virtuais não deu muito certo, mas o material que exponho por aqui é selecionado: um material que busca inspirar facilmente, não somente a mim, mas qualquer animador, escritor ou artista em geral.

Ah, nestes próximos dias, irei relembrar algumas das postagens antigas que merecem ser revistas, fiquem atentos! Além de continuar com as impressões e comentários do Anima Mundi 2010.

Comentários, sugestões ou críticas, como sempre, serão muito bem recebidos ;)

É isso, bem-vindos à nova fase do Diálogos Visuais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário